Programação do Evento

A XVIII Mostra de Física e Astronomia da UFES (2016) é caracterizada pela apresentação de fenômenos de Física, Química e Biologia onde os visitantes podem visualizar e interagir com os experimentos. Serão realizadas também atividades sessões do Show de Física, Show de Química, Museu de Minerais e Rochas, atividades de educação em matemáticas e Palestras, de acordo com a programação abaixo

Salas Temáticas: Experimentos são distribuídos em 10 salas do prédio do IC1-CCE e também nas áreas externas. As visitas em cada sala tem duração de 30 minutos e devem ser realizadas em grupo de 20 a 30 estudantes.O objetivo é possibilitar a visualização e interação com experimentos das áreas da Física visando despertar a curiosidade e interesse dos visitantes para a Ciência.

Local: Salas de aulas do prédio do IC1-CCE e áreas externas adjacentes.

 

Show de Física da Ufes: São apresentados experimentos de mecânica, termodinâmica, ondas e magnetismo, em estilo teatral. É conduzido por dois locutores dialogando entre si e promovendo a interação da plateia com os experimentos. O objetivo é despertar a curiosidade dos participantes para o entendimento dos fenômenos físicos apresentados durante o Show. As apresentações tem duração de uma hora. Mais detalhes em www.showdefisica.org.

Local: Auditório do CCE.

 

Show de Química: Se caracteriza pela realização de fantásticas experiências químicas tais como reações oscilantes, relógio, espoletas, quimiluminescência, serpentes químicas, etc. O objetivo é instigar a curiosidade das pessoas para a química e ciências afins, tornando o aprendizado mais fácil e divertido, referência para trabalhos escolares e contribuindo para a reflexão de aspectos cotidianos e compreensão de interessantes fenômenos científicos, popularizar a Química para plateias de alunos, professores do ensino básico e superior, além da comunidade em geral. As apresentações tem duração de uma hora. Mais detalhes em www.showdequimica.com.br.

Local: Auditório do CCE.

 

Museu de Minerais e Rochas: Conta comum acervo de minerais e rochas, com amostras dos principais minerais existentes, de vários tipos de minérios, de rochas mais comuns do nosso Estado e do Brasil, e de alguns fósseis. Um dos objetivos é atender a grupos de estudantes, para apoio em seus trabalhos sobre minerais, rochas e outros assuntos de geologia, com classificação de amostras e fornecimento de informações e bibliografia. As visitas são constituídas de uma parte teórica com explanações sobre Geologia, quando os estudantes podem formular quaisquer questionamentos sobre o assunto, e de uma parte prática, quando eles manuseiam amostras de minerais, rochas e minérios, observam as vitrines e apresentam suas amostras pessoais para serem classificados.

Local: Prédio do IC2-CCHN, segundo pavimento.

 

Palestras:

Estudando Meteoros - Luciana Fontes

Física Forense - Renan Costa Loyola

Balística - Carlos Magno Alves Girelli
 
Biologia Forense - Ricardo Kenji Hatsushikano
 
Local: Auditório do CCE.
Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910